17 setembro 2020

Dicas para uma Comunicação Eficiente

FANTÁSTICA CONSULTORIA

 

I – DICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE

 

 

-        Ao falar, controle o ritmo de sua respiração e evite suspirar provocando ruídos;

 

-        Não se esqueça de pronunciar bem as vogais, pois, ela é muito importante para a fonação;

 

-        Concentre-se a sua atenção deve estar voltada totalmente paras as palavras do cliente;

 

-        Adeqüe seu vocabulário ao do cliente;

 

-        Visualize seu cliente;

 

-        Gesticule;

 

-        Sorria ao falar;

 

-        Nunca imite sotaque;

 

-        Desligue o telefone sempre após o cliente;

 

-        Evite expressões informais como: olha só, vem ca, oi , Ta bom, tá , né, ...

 

-        Evite interromper o cliente

 

-        Evite os superlativos: Lindíssimo, Fortíssimo, ...

 

-        Evite os diminutivos: momentinho,  ...

 

-        Evite o uso de acredite em mim;

 

-        Evite tratar o cliente com intimidade;

 

-        Evite os vicius de linguagem

 

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

 

 1)  Pleonasmo ou Redundância:

Ocorre quando, para reforçar uma idéia, utilização palavras redundantes;

 

 

2) Cacofonia:

Ocorre quando encontro de duas silabas de ou mais palavras provoca um som desagradável;

 

 

3) Eco:

Ocorre quando a excesso de terminações iguais ou semelhantes;

Ex.: É importante que o estudante ajude o semelhante.

 

 

4) Ambiguidade :

Ocorre quando a frase da margem a duas ou mais interpretações;

Ex.: Ana e Maria viajaram com seu carro.

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

II Qualidade no Atendimento ao Cliente

 

 

É importante que os conceitos e posturas de atendimento e tratamento ao

 

cliente se complete.

 

Pesquisas realizadas na área de psicologia demonstram que todos nos temos

 

Necessidades de sermos considerados, reconhecidos pelos outros e tratados

 

com pessoas únicas que somos.

 

Muitas vezes esta necessidade e tão grande que se torna mais importante do

 

que os negócios ou problemas que vamos resolver.

 

O cliente pode ate entender em não ter a sua expequitativa atendida mas, ele

 

não aceite e não perdoa o atendimento rude impessoal, incorreto , e , com

 

descaso.

 

Neste sentido o que o cliente espera , e ser atendido e suas solicitações ,

 

espera um esquema de trabalho confiável, seguro, honesto, ele espera o

 

reconhecimento da importância de sua pessoa e de suas solicitações

 

 Atendimento: Esta diretamente ligado aos serviços que uma organização pode

 

ou não realizar. O funcionário depende da retaguarda da organização.

 

Tratamento: Esta relacionada à maneira como o funcionário se dirigiu ao

 

cliente, sua postura e atitude frente a ele, seu tom de voz sua expressão facial e

 

corporal, sua paciência ou impaciência seu estado de humor, sua educação ou

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

 

indelicadeza, conquistando ou não a simpatia e o respeito do cliente.

 

Cliente: É o termômetro da qualidade.

 

Porque se perde um cliente???

 

1% por falecimento;

 

5% por mudança de endereço;

 

5% por amizades comerciais;

 

10% por vantagens dos concorrentes;

 

14% por reclamações não atendidas;

 

65% por indiferenças das pessoas que atende. 


 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

III TIPOS DE CLIENTES

 

1) APRESSADO

 

Seus gestos são, geralmente bruscos, passos rápidos, direção objetiva e olhar

 

irrequieto, é impaciente e costuma interromper quem esta falando.

 

Dicas: Seja rápido e objetivo, o cliente tem que notar segurança no seu modo de agir e de falar.

 

2) EXIGENTE:

 

Não é apressado ao contrario é paciente, mas, muito minucioso . Repara nos

 

mínimos detalhes enquanto atendido e analisa todas as propostas feitas a ele de

 

todos os ângulos.

 

Dicas: Seja paciente, calmo e seguro demonstra alto grau de conhecimento e

 

explique com detalhe o serviço ou produto.

 

3) INDECISO:

 

Passo irregular direção impressiva , não sabe onde põe as mãos cabeça baixa

 

não fixa o olhar , olha para os lados, fala devagar e baixo , tem dificuldade de

 

decisão e escolha.

 

Dicas: Seja paciente e compressivo, lembre-se que nem sempre o cliente

 

conhece o seu produto e serviço , demonstre interesse em ajuda-lo e oriente-o

 

esclarecendo sua duvidas encoraje a expressar oque deseja . Procure decidir

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

 

por ele sem que perceba que a decisão não foi dele. De opções prontas, onde

 

ele terá que escolher umas delas.

 

     4) VAIDOSO:

 

Olhar de superior, observará de cima, não aceita estar errado em nada pode ser

 

ameaçador . Normalmente são pessoas de negócios que gostam de demonstrar

 

“TUDO”.

 

Dicas: Seja calmo paciente e seguro não tente competir com ele não perca o

 

Controle da situação, de opções ao cliente,  mostrando as conseqüências de

 

cada opção . Não o ajude a decidir qual delas será melhor para ele, pois assim

 

ele confiara em você achando que você concorda com a opinião dele, que é

 

“sempre” a melhor.

 

 

 

 5)DESCONFIADO:

 

Expressão facial contraída e andar lento , não da menor atenção ao que outro

 

fala. Ele ouve tudo sem muita reação, fazendo que você não saiba se ele esta

 

gostando ou entendo. Tenta sempre que possível testar seus conhecimentos.

 

Dicas: Mostre que você faz bem a sua função demonstre segurança nos

 

argumentos, pois conhecimento e alma do negocio.

 

6) CONVERSADOR:

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

Conversa com todos enquanto espera , entra sorrindo, conta história ele é

 

muito bom nisso por este motivo, leva muito tempo para dizer o que realmente

 

quer ,  podendo atrapalhar o andamento do seu trabalho.

 

Dicas: Deixe o cliente falar e quando ele fizer a primeira pausa faça um

 

pergunta sobre o que ele deseja. Atenda-o com objetividade, rapidez e

 

educação.

 

7)AGRESSIVO:

 

Te olha fixo , passo decido, seu gesto são brusco, cabeça levantada, expressão

 

facial contraída, agitado, fala rápido e alto.

 

Dicas: Deixe o cliente falar pois o estado emocional dele esta alterado. Assim

 

, a melhor maneira de acalma-lo e deixar que ele esgote a sua emoção. Para

 

este tipo de cliente e essencial que você mantenha a calma coloque – se no

 

lugar dele e valorize o seu sentimento, respeitando-o .

 

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA
As três maneiras de se comunicar

 

Os grupos são os seguintes

 

1º) Visuais

 

2º) Auditivos

 

3º) Cinestesicos

 

Antes convém lembrar que todos temos as três características porem existe sempre uma que predomina mais que as outras.

 

1º) Grupo Visuais

 

Neste grupo a pessoa julga o mundo através do que vê , ou seja , são pessoas que se identificam muito mais pelo aspecto das formas, das cores , a beleza estética, etc.

São valores que estão embutidos dentro de sua estrutura psicológica, originada de fato que ocorrem na sua vida . Isto não quer dizer que sejam pessoas materialistas ou coisa parecida. Não esta aqui julgamento de critérios de vida, mas apenas as expressões que mais afetam seu celebro na hora de tomar uma decisão.

Se seu cliente e visual , você deve mostrar o produto. Ele não vai comprar se você não mostrar oque esta vendendo, pois é assim que ele esta acostumado a comprar, não da valor ao conteúdo das palavras e não reage bem ao toque. Fala muito e rapidamente em tom e velocidade alta.

 

Movimenta dos Olhos: Para Cima

 

Palavras do canal Visual: Analisar , Clareza , Dar uma Olhada, Sonho, Enfoque, Imagem, Visão Geral , Observar , Lê , Cara a Cara, Veja Só , Olhe Bem ....

 

 

 

 

 

 

FANTÁSTICA CONSULTORIA

2º) Grupo Auditivo

 

Como o próprio nome sugere, este tipo de cliente adora ouvir. E é do tipo que conversa internamente. Fala muito bem, mas, ouvi muito mais. Gosta de tomar decisões depois de argumentar tudo que tem direito e depois de ouvir as respostas convincentes sobre oque esta comprando. Para este cliente você não precisa se preocupar em ficar mostrando muito o produto, mas, sim em falar sobre ele. Por isso é que temos que conhecer muito bem oque estamos vendendo. Ele adora fazer pergunta e fica olhando para você. Fala pouco em tom e velocidade media.

 

Movimentos dos Olhos: Para os lados

 

Palavras do canal Auditivo: Amplificar, Balbuciar, Conversar, Mensagem, Mencionar, Silencio, Declarar, Voz, Boato, Escute Bem, Ouça isso...

 

 

3º) Grupo Cinestesico

 

Os sinestésicos são aqueles que precisam sentir antes de tomar uma decisão na vida são pessoas sensíveis, choronas extremamente preocupadas com tudo e com todos.

Os sinestésicos são mais demorados na venda são clientes muito mais fieis depois que você vendeu. Neste grupo de clientes você precisa deixar pegar no produto. Ele precisa manusear, perceber, e usar antes para se convencer, isso porque a suas decisões se baseiam nas sensações.

Ele precisa sentir gosta do toque da experimentação e da educação. Valoriza o conforto o bem estar o prazer o aconchego, e as relações afetivas. Fala compasadamente e tom e velocidade baixa.

 

Movimentos dos Olhos: Para baixo e para direita

 

Palavra do canal Cinestesicos: Ativo, Atacar, Por a mão na massa, Concreto, Profundo, Praticar, Pegar, Macio, Testar...